Home » Afogados da Ingazeira » COOPAGEL REALIZA ENCONTRO MUNICIPAL PARA AVALIAR AÇÕES DO P1+2

COOPAGEL REALIZA ENCONTRO MUNICIPAL PARA AVALIAR AÇÕES DO P1+2

 A COOPAGEL promoveu, nesta quarta-feira (26), no Clube Campestre, no município de Afogados da Ingazeira (PE), um Encontro Municipal de Avaliação do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

Durante todo o dia agricultores e agricultoras, lideranças comunitárias, da comissão municipal e equipe técnica, estiveram reunidos para avaliar o desenvolvimento do P1+2, nos municípios de Itapetim, Iguaracy e Afogados da Ingazeira, onde estão sendo desenvolvidas ações do Programa Um Milhão de Cisternas, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

O público debateu sobre agroecologia, produção orgânica, relembrou os cuidados com a cisterna e o barreiro, bem como as formas de utilização da agua e relatou testemunhos sobre as experiências vivenciadas através do P1+2 e as transformações em suas propriedades e em suas vidas.

Na pauta do evento os participantes puderam avaliar ainda todas as etapas que compõem a mobilização do P1+2, desde o cadastramento, conteúdo aplicado nas capacitações de GAPA e SISMA, intercâmbios, a construção das tecnologias, a atuação dos técnicos de campo e o apoio oferecido pela COOPAGEL.

Para a agricultora Rosimere Judite, 50 anos, “a reunião foi uma maravilha. Estou aprendendo muita coisa nesses encontros e acho que esse é o momento de ver onde houve erros para melhorar os trabalhos”, comenta. Ela mora no Sítio Jiqurí, em Afogados da Ingazeira, e já começa a fazer planos com a cisterna calçadão que recebeu. Ela pretende ampliar a criação animal com suínos. No quintal já tem duas vacas e dois bezerros.

Em grupo eles avaliaram as fraquezas, ameaças, oportunidades e o que os fortalecem. Nessa roda de diálogo a união, participação, acesso a informação e a motivação, foram apontados como fatores que os permitem continuar vivendo no campo. O presidente da COOPAGEL, Carlos da Luz, esteve presente acompanhando as avaliações dos agricultores sobre o desenvolvimento do P1+2. Ao final os agricultores agradeceram a oportunidade de também colaborarem com esse processo de mobilização para a convivência com o Semiárido e se mostraram otimistas com as tecnologias de acesso a água recebidas.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments