Home » Sem categoria » CAPITAL DA CONFECÇÃO, SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE GANHA ESPAÇO PARA INCREMENTAR ATIVIDADE NA REGIÃO

CAPITAL DA CONFECÇÃO, SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE GANHA ESPAÇO PARA INCREMENTAR ATIVIDADE NA REGIÃO

Consolidado como um dos mais importantes polos de confecção do Estado, o município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, foi contemplado com mais uma obra de incentivo a atividade na região. Na presença da população e dos comerciantes, o governador João Lyra Neto inaugurou, nesta quinta-feira (18/09), o Calçadão Miguel Arraes Alencar. O espaço, que substitui o antigo ‘Poeirão’, é uma ampliação do Moda Center, local que recebe, em média, 30 mil visitantes nas segundas e terças-feiras, dias em que acontece a feira.

Com a nova estrutura, cerca de quatro mil famílias de confeccionistas – que antes comercializavam seus produtos a céu aberto – agora contam com mais conforto e infraestrutura. O empreendimento, que recebeu cerca de R$ 13,5 milhões em investimentos, é fruto de um convênio entre o Governo do Estado (através da Secretaria de Planejamento e Gestão) e a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Situado no quilômetro 12 da PE-160, o Calçadão foi construído numa área de 25.376 metros quadrados. Dividido em três módulos – verde, branco e azul –, o espaço vai abrigar cerca de quatro mil boxes, 65 lojas, além de 60 lanchonetes, restaurantes e banheiros.
O governador João Lyra Neto destacou que a construção do novo espaço era fundamenta para o crescimento do setor. “O calçadão vai consolidar ainda mais esse grande polo de confecção, que hoje é o segundo maior do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. Graças ao espírito empreendedor daqueles que iniciaram essa feira aqui em Santa Cruz do Capibaribe, e que foram expandindo suas ações pelo Agreste inteiro, a economia pernambucana recebeu uma importante colaboração.
“Estou transbordado de alegria”. Foi assim, e com um largo sorriso, que o comerciante Adilson José de Arruda, 37, descreveu seu sentimento em relação à inauguração do calçadão. É do comércio que Adilson tira o sustento da família – esposa e cinco filhos. “Nós trabalhávamos no sol, na lama, na poeira e sem segurança nenhuma. E hoje nós temos tudo de bom, algo que não se compara. Agora os fregueses do Pará, do Maranhão e de toda parte do Brasil vão vir fazer suas compras sem medo de se molhar ou se melar. A gente vai ter uma renda muito maior”, comemorou o comerciante.
O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, destacou que o calçadão vai contribuir para geração de emprego e renda. “Essa é uma obra muito importante. Quatro mil famílias trabalhavam numa condição subumana. Mas, a partir de agora, esses confeccionistas vão ter uma condição igual ao que é o empreendimento do Moda Center, com piso decente, loja e restaurante. Isso vai provocar um aquecimento na nossa economia, fazendo com que aumente o número de visitantes em nossa cidade”, comemorou o gestor municipal.
Também prestigiaram a solenidade de inauguração do empreendimento os secretários estaduais Osíris Caldas (Micro e Pequena Empresa), Bárbara Kreuzig (Mulher) e Frederico Amâncio (Planejamento e Gestão), além de prefeitos de vários municípios do Agreste.
INFRAESTRUTURA – O entorno do centro de compras também foi contemplado. São quase 200 vagas para estacionamento de veículos pequenos e 100 para ônibus. Além disso, com recursos da ordem de R$1,5 milhão do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (FEM), foram calçadas 16 ruas que dão acesso a estrutura.

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments