Home » Sem categoria » SEMANA DE DIREITOS HUMANOS CONTEMPLA 2.844 PESSOAS NO SERTÃO DO ARARIPE

SEMANA DE DIREITOS HUMANOS CONTEMPLA 2.844 PESSOAS NO SERTÃO DO ARARIPE

Seguindo o objetivo do Governo do Estado de interiorizar as ações, a Semana de  Direitos Humanos, realizada no Sertão do Araripe no mês de Março, proporcionou aos moradores da região desde oficinas educativas e visitas a cadeias públicas a mutirões de documentação e ações culturais. Uma verdadeira caravana da cidadania, que beneficiou 2.844 pessoas.

O evento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, contemplou as cidades de Araripina, Santa Cruz, Santa Filomena, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri e Trindade.  

Entre as ações programadas, foram realizadas algumas visitas a cadeias públicas em Trindade, Exu, Ipubi e Moreilâdia, com o objetivo de construir um diagnóstico atual do Sistema Prisional de Pernambuco. Houve distribuição da Cartilha da Pessoa Presa, confeccionada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Na Semana do Araripe, também teve emissão gratuita de documentação nos municípios de Granito, Bodocó, Santa Filomena e Araripina. Os moradores tiveram acesso as Carteira de Trabalho, 2ª vias de Certidão de Nascimento e Casamento e foto 3 x 4. Ao todo 646 documentos.

Outros serviços foram disponibilizados durante o evento, na Feira de Cidadania, como por exemplo: inscrição na CNH Popular, atendimento do Procon, Defensoria Pública, orientação sobre o Bolsa Família. 300 pessoas foram atendidas.

Uma novidade foi a apresentação da Superintendência de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco, em Ouricuri, que reuniu moradores não só da cidade, mas de outros municípios. Na ocasião foi ressaltado o fortalecimento dos conselhos municipais do idoso e a ampliação das políticas públicas.

Também foi ressaltado na Semana de Direitos Humanos, o combate a Homofobia, com um concurso de Talentos e rodas de diálogo sobre gênero, orientação sexual e demandas da população LGBT.

Na parte cultural, a exposição “A Verdade da Repressão, a Memória da Resistência”, marcou os 50 anos do Golpe Militar no Brasil, sendo prestigiada por mil pessoas na Escola de Referência Josias Inojosa, em Araripina.

Para concluir a semana, foi realizado o Seminário Regional, “Direitos Humanos e Democracia”, ponto alto do evento, onde a população pôde debater e apresentar suas demandas, bem como sugestões sobre as ações na área de direitos humanos.

De acordo com o Secretário Executivo, Paulo Moraes, o objetivo principal dessa caravana de cidadania, também é ouvir a população, sensibilizá-la sobre dos direitos de cada cidadão, e, junto aos gestores municipais e suas equipes reforçar as ações voltadas para esta área no estado. Ele também defendeu a importância da parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público e com o Poder Judiciário.

A Semana de Direitos Humanos do Araripe realizou ao todo 20 ações nos municípios. O evento vai percorrer até Setembro, as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments