Home » Sem categoria » MINISTRO DIZ QUE 18 MIL MÁQUINAS AGRÍCOLAS DEVERÃO SER ENTREGUES ATÉ MAIO

MINISTRO DIZ QUE 18 MIL MÁQUINAS AGRÍCOLAS DEVERÃO SER ENTREGUES ATÉ MAIO

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, disse nesta quinta-feira (24) que o governo pretende entregar até o final de maio 18 mil máquinas para mais de 5 mil municípios de todo o país. Até o momento, 14,8 mil máquinas foram entregues. Cada cidade com até 50 mil habitantes recebe uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba. Às cidades do Semiárido ou em situação de emergência por causa da seca, também serão repassados um caminhão-pipa e uma pá-carregadeira.
Esse programa faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Segundo Rossetto, que participou do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços, um dos temas que fará parte do PAC 3, anunciado pela presidente Dilma Rousseff no início de abril, é a continuidade do programa de máquinas para melhorar a infraestrutura das cidades brasileiras.
O ministro informou que o objetivo do programa é apoiar os pequenos municípios, grande parte deles com renda baseada na agropecuária, na construção e manutenção das estradas vicinais por onde a produção é escoada. “São essas estradas que interligam as comunidades rurais, por onde passam os ônibus escolares, as ambulâncias, caminhões”, acrescentou.
Rossetto lembrou que as máquinas são doadas aos municípios, e a responsabilidade sobre os equipamentos passa a ser das prefeituras. “Acompanhamos a boa utilização dessas máquinas. Há um compromisso quando da doação para que elas sejam utilizadas em programas de beneficiamento das comunidades rurais e dos agricultores familiares. Há fiscalização e, no limite, caso haja mau uso reiterado, temos capacidade de retirar essas máquinas dos municípios”, disse.
Segundo ele, o Plano Safra 2014/2015 deverá ser lançado no final de maio. “As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão dedicação especial no Plano Safra 14/15. Queremos que os agricultores dessas regiões possam ampliar o acesso a esses créditos, ampliar a produção, melhorando o abastecimento”, ressaltou o ministro.

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments