Home » Sem categoria » EX-DIRETOR DA PETROBRAS VAI À CÂMARA PARA EXPLICAR COMPRA DE REFINARIA

EX-DIRETOR DA PETROBRAS VAI À CÂMARA PARA EXPLICAR COMPRA DE REFINARIA

O ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró irá à Câmara nesta quarta-feira (16) para dar explicações sobre a polêmica compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), em 2006. A aquisição, que custou à estatal US$ 1,2 bilhão após desentendimentos com a antiga proprietária e sócia, é considerado hoje um mau negócio pelo governo e pela atual gestão da estatal. A audiência está marcada para as 11h na Comissão de Fiscalização e Controle.

Na época, Cerveró foi o responsável pela elaboração de um resumo executivo que orientou o Conselho de Administação a aprovar a compra por unanimidade. No mês passado, quando foi revelado que a presidente Dilma Rousseff votou a favor do negócio, o Planalto emitiu nota dizendo que o parecer de Cerveró era “técnica e juridicamente falho” por omitir cláusulas lesivas do contrato que, se conhecidas à época, “seguramente não seriam aprovadas”.

A compra da refinaria se tornou objeto de investigações do Tribunal de Contas da União (TCU), da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) em razão de suspeitas de superfaturamento. Cerveró, que até o mês passado ocupava o cargo de diretor financeiro da BR Distribuidora, foi exonerado do cargo. (G1.COM)


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments