Home » Sem categoria » PSOL, PDT E PSDB SE UNEM PARA APOIAR PEDRO TAQUES NO SENADO

PSOL, PDT E PSDB SE UNEM PARA APOIAR PEDRO TAQUES NO SENADO

As bancadas no Senado de PSOL, PDT e PSDB anunciaram na tarde desta quinta-feira (31) apoio ao senador Pedro Taques (PDT-MT) na disputa pela presidência da Casa. O parlamentar pedetista deve ser o único adversário do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem o apoio da maioria das legendas da base governista.

A candidatura de Taques foi costurada em acordo com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que abriu mão da disputa em favor do pedetista. Ambos são conhecidos por integrarem o grupo dos chamados “independentes”, que atuam sem compromisso com governo ou oposição.
    
“Essa não é mais a candidatura do Pedro Taques e do PDT, e sim do PDT, do PSOL e do PSDB. O número de votos é o que menos importa. O importante é mostrar que no Senado existe vida que não está atrelada ao passado”, declarou Taques logo após receber o apoio oficial da bancada tucana. Juntos, os partidos contam com 17 senadores.

O senador do PDT articula ainda o apoio de outros dois partidos a sua candidatura: PSB e DEM, que têm oito senadores (quatro cada um). Taques irá se reunir com os líderes das duas siglas nesta noite para tentar assegurar mais oito votos. Tanto a bancada socialista quanto a democrata possuem quatro senadores cada.

Assessores do líder do DEM na Casa, senador Agripino Maia (RN), informaram nesta tarde que o parlamentar já prometeu votar no candidato do chamado grupo dos “independentes”. Os outros três senadores democratas, no entanto, ainda não manifestaram suas preferências na eleição desta sexta.

Taques chegou a conversar, nesta tarde, com senadores do PSB. Porém, não conseguiu convencer a bancada socialista a bancar sua candidatura. O partido apresentou o nome de Antonio Carlos Valadares (SE) como alternativa a Pedro Taques, mas não houve consenso.

Ao final da conversa, os senadores do PSB afirmaram apenas que não irão votar em Renan. Pedetistas e socialistas voltam a se reunir nesta noite para tentar fechar um acordo.(G1.COM)


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments